1 de jul. de 2015

Insert coin...

Há duas semanas atrás, recebi uma mensagem do MC Folha Seca, me convidando pra fazer a arte pra capa do seu disco solo e do 3º single, a ser lançado ainda naquela semana. Pra quem não conhece, FS é o Rafo, integrante do grupo de rap Camaradas Camarão e um dos organizadores da Roda Cultural deBotafogo, movimento que virou referência e se alastrou pelo resto do Estado, projetando vários nomes na cena musical.

Muito antes desse convite, já tinha tido a chance de ouvir o disco recém gravado, quando conferi faixa a faixa, pra fazer a arte do 1º single e da capa. Fiquei bastante impressionado com todo o material que ouvi e muito feliz em fazer parte daquele “projeto”.

Folha Seca - Catch a fire

Pra já, teríamos o lançamento do 3º single, chamado “Insert Coin”. Rafo tinha uma idéia inicial relacionado a um game e deu como referência o jogo Marvel x Capcom, que eu não conhecia. Depois de uma breve pesquisa, fiz o primeiro rabisco da “tela” de um game de skate, com a clássica paisagem de Botafogo, cenário que sempre fez parte da vida de FS.


Apesar de curtir, Rafo sugeriu que tal tela estivesse “inserida” numa máquina com o nome RAP, dentro de uma cena num fliperama com dois personagens centrais: “um menor botando uma ficha de humilde e um outro personagem esperando a de fora com um sacão lotado de fichas, na verdade, um porco engravatado fumando charuto”. A viagem era perfeita e fui desenterrar momentos de minha juventude em fliperamas do Méier, que costumava freqüentar depois das aulas.



Na praia, trocamos uma nova idéia sobre a arte e em vez do game de skate, Rafo sugeriu um de luta, nos moldes do clássico “Street Fighter”. O som seria lançado pela própria fanpage, mas sugeri a criação de um evento, pra convidar os mais chegados, apostando na propaganda espontânea, devido à qualidade de todas as artes envolvidas. Pra mostrar que não era qualquer um fazendo qualquer arte, pedi pra ele me “apresentar”, fazendo um “release” sobre mim com suas próprias palavras.
 
Mandei um novo rabisco da cena no fliperama e aos poucos, fui lapidando até chegar ao resultado final, desenhado em 2 páginas de A4 coladas. Pro game, desenhei o cenário com o Pão de Açúcar e os dois personagens que lutariam, sendo um deles, o próprio Rafo, baseado numas fotos tiradas meses atrás. 


Choveu no meio da semana e o Rafo apareceu aqui no studio, trazendo o seu disco. Pra agilizar as artes que seriam usadas na animação, deixei ele se divertir no photoshop, pintando Botafogo. Aproveitando sua presença, pedi pra ele colorir seu personagem, com uma marcação básica de suas tattoos, que acabei refazendo depois. Cientes de que ainda haveria muito trabalho pela frente, jogamos o lançamento pra semana seguinte.

 
Com as telas prontas antes do fim de semana, minha nova preocupação seria animar tudo, com qualidade digital. Baixei alguns programas na tentativa de converter o filme, depois tentei baixar outros programas de edição de vídeo, sem sucesso, já que uso uma relíquia que me deixou na mão dessa vez. Comecei a ficar preocupado...

O universo é cheio de surpresas e numa dessas, consegui um laptop pra fazer o filme com um amigo que passou correndo na praia e chegou a conhecer o Folha Seca rapidamente, depois do nosso brainstorm. No dia seguinte, encontrei- o no trabalho, depois de subir algumas cenas pro primeiro teste. Aprendi algumas noções básicas do programa, salvei o primeiro filme e mandei pro Rafo. No fim de tarde, adiantei todas as telas necessárias pra tentar animar tudo no sábado, com a ajuda de Zack, que acabou indo pra outras bandas, depois de deixar seu laptop comigo.

Tomei umas surras no começo e em vez de criar um arquivo novo, usei o primeiro de todos. Tentei aprender algo mais assistindo a tutoriais, mas um deles, só me ajudou a lembrar de usar o mouse, que adiantou bastante o processo. Pra não ficar muito repetitivo, pensei numa nova cena de bônus, com o “Rafo” andando de skate. Salvei uma nova versão e mandei o link pro Rafo durante a madrugada. No domingo, refiz algumas cenas, trabalhei as telas de entrada que incluíam alguns personagens citados na música  (Stallone, Bruce Lee, Dolph Lundgren, Chuck Norris entre outros) e à noite, já tinha uma versão final, que acabava uns 20 segundos antes do fim da música.

O Rafo apareceu de novo por aqui na segunda de manhã pra subirmos o clip e nos 45 do segundo tempo, fizemos novas alterações na animação, repetindo algumas cenas pra preencher o espaço vazio no final. Salvamos a última versão e subimos o clip, além de propagar o mesmo através de suas mídias. Alguns segundos depois, a Internet caiu de vez, já que funcionários da NET iniciavam a manutenção da rede no prédio. Missão cumprida, no tempo que tinha que ser...


Folha Seca - Insert Coin


Agradecimentos especiais aos brothers Folha Seca e Zack George


Nenhum comentário: